Educação Física


CASA, MORADOR E TERREMOTO


O animador ( prof) fica em cima da cadeira ou banco explicando para que se formem os trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas,uma de frente para a outra, de mãos dadas e a terceira pessoa no meio das duas.
Após formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa. O animador vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no meio de duas pessoas serão os moradores, os que estão de mãos dadas serão as casas e aquele que sobrou deverá , após o comando fazer parte de uma casa ou ser um morador. ( parecida com a brincadeira coelho sai da toca).



COMANDOS:

  • Quando o animador fala morador, ai os moradores de cada trio deverão sair de suas casas e procurar outra; aquele que estava fora aproveitará e procurará uma nova casa.
  • Quando o animador falar casa, as casas deverão deixar seus moradores e procurar outro morador ( para que as casas identifiquem os moradores peço para as crianças q são moradores ficarem com uma das mãos levantadas ),mas só pode sobrar uma pessoa,se sobrar duas pessoas os integrantes da casa poderão virar um morador;
  • Quando o animador falar terremoto, ai vai ser uma bagunça
  • geral, tanto os moradores quanto as casas deverão se desmanchar por completo e formarem novas casas e novos moradores. Aquela pessoa que sobrar três vezes deverá pagar um mico.
  • Também em vez de pagar um mico o que sobrar após o comando,pode ser retirado da atividade e o trio q ficar por último será o vencedor.























Jogo: Cerca
  Inicialmente é necessário delimitar o espaço, que poderá ser uma quadra ou outro espaço no sentido de comprimento, riscando uma linha com giz para o marcar o meio.
      Uma ou mais crianças (cerca) permanece em pé sobre a linha e o seu deslocamento dá-se apenas lateralmente. Os demais alunos permanecem em um dos lados da linha. O professor comanda a brincadeira: "Preparar...passar!". Ao comando, todas as crianças devem passar para o outro lado da linha e os alunos que  são cerca devem tentar tocar um ou mais colegas. As crianças que forem tocadas pelos que são cerca, devem ir sentar. Os vencedores serão os dois ou três últimos alunos que não forem pegos.
      Os vencedores poderão ser os "cercas" ou escolher outro colega.

Objetivo: Agilidade, coordenação motora,lateralidade, agilidade e auto-domínio.











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