Diário da Olimpíada de Língua Portuguesa 5º Ano

Diário de uma caminhada de sucesso

Nesta página estaremos postando os trabalhos realizados pela Professora Célia com seus alunos do 5º Ano A e 5º Ano B durante a preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa

**********************
1° Momento
    Antes de iniciar as oficinas, trabalhei com diversos poemas, fazendo leitura e interpretação para familiarizar os alunos com o texto poético, frisando bem a estruturação em versos e estrofes.
     Iniciando as oficinas trabalhei o Poema Convite  de José Paulo Paes e A Poesia tem tudo a ver de Elias José, ressaltando que a poesia é uma arte, A arte de brincar com as palavras.
    Fizemos a leitura de vários poemas e ouvimos o Áudio de vários poemas que constam do material da Olimpíada. Após vimos o PPt do site Educopédia Brincando com a poesia e realizamos algumas interpretações na lousa digital. Lemos o livro O Mundo Inteiro e fizemos a ilustração do livro. Incentivei a pesquisa de poemas e confeccionamos o Mural da Poesia.
    Após assistimos o vídeo Poeta Aprendiz e as crianças realizaram o 1° ensaio produzindo o seu 1° poema sobre o lugar onde vivem.

Fonte: Professora Célia Cavalheiro

************************

2º momento
    Após a leitura de poemas pesquisados, e de ouvir o áudio de alguns poetas consagrados assistimos o vídeo Poesia do programa puxa Palavras, Fizemos a leitura de várias quadrinhas populares e atividade escrita de completar com as rimas que faltam. Mostrei os diversos tipos de rimas  externas e internas. Fizemos o Jogo Arquipélago Poético do material da Olimpíada na lousa digital. A seguir os alunos criaram suas próprias quadrinhas.
    Continuando o trabalho com Rimas, Trabalhei com as crianças o Poema Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. Ressaltei as rimas internas e a simplicidade e criatividade do poema, pintamos as rimas e fizemos a interpretação oral questionando as crianças sobre a mensagem que o autor quer passar. Propus aos alunos que listassem dez coisas que os fazem felizes. E após procurassem criar rima para as palavras encontradas, produzindo  um texto poético.

Fonte: Professora Célia Cavalheiro

************************

Alguns Poemas produzidos pelas crianças do 5º Ano:

Poema dez coisas que eu gosto...






                                                                                                  Fonte: Professora Célia Cavalheiro

                                           ************************







*********************
Primeiro enseio do poema "O lugar onde vivo":
Veja uma pequena mostra deste lindo trabalho:



*********************************************

3º Momento

                Esta semana estamos trabalhando a 6ª e a 7ª Oficina de Poemas Figuras de linguagem. Assistimos o vídeo do Programa Puxa Palavras sobre Figuras de linguagem e também como estes recursos se apresentam em músicas.
                Lemos os poemas e ouvimos o áudio dos Poemas Livros e flores de Machado de Assis e revemos alguns poemas já lidos e que apresentam estes recursos.
                A seguir fizemos algumas atividades na lousa interativa como caça-palavras, jogos para identificar metáfora, ironia, comparação, hipérbole e onomatopéias em frases e trechos de poemas.
                 Lemos o trecho do poema Definições poéticas de Mario Quintana e debatemos que o autor coloca outras definições de sentido figurado o e não as de sentido próprio.
                 A seguir propus aos alunos a criação pelos alunos de Definições poéticas para palavras escolhidas ( objeto, animais, lugares, sentimentos, pessoas ).




Fonte: Professora Célia

*************************


4° momento

      Após trabalhar as oficinas pesquisamos algumas frases populares que costumamos empregar no dia a dia.
           Exemplo:

           Dar murro em ponta de faca.
           Nosso relacionamento é um mar de rosas.
           Seu mau humor é como chuva de verão.

       Propus as crianças fazer comparações sobre coisas que existem em nossa cidade relacionando-as com adjetivos.
Ex. Gruta antiga. O que é antigo que podemos comparar? E elas realizaram algumas comparações.

Em seguida as crianças listaram varias coisas que existem em nossa cidade e criaram metáforas sobre elas.

OUTRAS METÁFORAS CRIADAS PELOS ALUNOS:

Família chuva de novidades.
Olhar é uma estrela.
Livro é um mistério nunca sabemos o que tem dentro dele.
Mar é uma onda de diversão.
O segredo vive na cidade da morte.
Cabeleireiro é o segredo da beleza.
Pessoas amigas para sempre.
Pessoas são anjos.
Pessoas choram, quarenta mil rios de lágrimas.
Eu deixo o mal ir para o fundo do mar.
Quando abro a torneira sinto que estou em um lago.
Eu tenho um segredo que nem os anjos alcançam.
O sol é um fogo quente.
Você é como sol pisando em terra de fogo.
Morte é a assombração da cidade.
Tristeza vá pro fundo do subterrâneo.
Cidade Mar de carros.



Fonte: Professora Célia

***********************************

5º Momento

1ª etapa
Trabalhamos o som e o sentido das palavras. Ouvimos o áudio e lemos os poemas Pássaro livre e Haicai. Comentei com eles o que é um Haicai e mostrei na lousa alguns exemplos. A seguir  coloquei os poemas na lousa digital e com o marca texto fui chamando a  atenção para as rimas, repetição de palavras e para aliteração que ocorre  nos poemas ( repetição de mesma consoantes):
Ex: A vida é bela
      A vida é boa.
      Voa pássaro, voa

Comentei também sobre as rimas externas e internas presentes no poema Haicai.
Ex: Um gosto de amora
comida com sol. A vida
chama-se “Agora”.
 Como estamos próximo ao dia das mães propus as crianças uma atividade, Escolhemos algumas frases da música Esperando na janela e pedi que criassem outras estrofes para a mesma explorando os recursos que aprendemos até o momento.

2ª etapa
 Mostrei as crianças Vários trava-línguas conhecidos e expliquei que este tipo de texto brinca com os sons das palavras. Lemos e ouvimos o áudio do material da Olimpíada Trava Trovas e a seguir pedi que eles escolhessem aqueles que mais gostaram e lessem em voz alta para os colegas. Em seguida assistimos o vídeo do grupo Tiquequê um musical sobre o trava língua. http://www.youtube.com/watch?v=TM7U9L-4fVA

Criei juntamente com as crianças alguns trava línguas sobre a mamãe aproveitando a data comemorativa.

Ex. Mamãe mima a menina com mimos.
       O brinco branco brilhante da mamãe quebrou.
A seguir cada aluno criou seu próprio trava língua sobre a mamãe.












Fonte: Professora Célia
*********************************

Depois de formada a Comissão de Julgamento Escolar, formada por uma professora de Língua Portuguesa, uma professora de Artes e uma Escritora o texto do aluno Guilherme Harycyk de Lima foi escolhido para representar a escola na etapa municipal.
Confira o texto dele:

Cidade Amada

O circuito italiano,                            
O universo em um lugar.                 
Quando chegamos perto                  
Já agrada nosso olhar.    

A gruta de Bacaetava,
Acham que é de terror.
Uma Igreja gigante
Que ilumina Nosso Senhor.

 Colombo sempre foi
Uma cidade de lindeza.
Em qualquer outro lugar
Não terá tanta beleza.

A cidade é muito amada
Por todos os moradores.
Parques e praças de muitos amores
Iluminados de cores.

Eu conheço um restaurante,
Ele é tradicional.
Tem comida de primeira
E cardápio especial.


Tudo que eu disse,                                                                        
É uma grande verdade.
Para a gente como sempre
É uma grande liberdade!


*************************************
Com grande alegria recebemos o comunicado de que o texto do aluno Guilherme foi o selecionado na etapa municipal e representará o município de Colombo na etapa Estadual!
Parabéns Guilherme! Parabéns Professora Célia!

Nenhum comentário: