Diário de uma caminhada de sucesso
Nesta página estaremos postando os trabalhos realizados pela Professora Célia com seus alunos do 5º Ano A e 5º Ano B durante a preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa
**********************
1°
Momento
Antes de
iniciar as oficinas, trabalhei com diversos poemas, fazendo leitura e
interpretação para familiarizar os alunos com o texto poético, frisando bem a
estruturação em versos e estrofes.
Iniciando as oficinas trabalhei o Poema Convite de José Paulo Paes e A Poesia tem tudo a ver de Elias José, ressaltando que a poesia é
uma arte, A arte de brincar com as palavras.
Fizemos a
leitura de vários poemas e ouvimos o Áudio de vários poemas que constam do
material da Olimpíada. Após vimos o PPt do site Educopédia Brincando com a poesia e realizamos algumas interpretações na lousa
digital. Lemos o livro O Mundo Inteiro
e fizemos a ilustração do livro. Incentivei a pesquisa de poemas e
confeccionamos o Mural da Poesia.
Após assistimos
o vídeo Poeta Aprendiz e as crianças
realizaram o 1° ensaio produzindo o seu 1° poema sobre o lugar onde vivem.
Fonte: Professora Célia Cavalheiro
************************
2º
momento
Após a leitura
de poemas pesquisados, e de ouvir o áudio de alguns poetas consagrados
assistimos o vídeo Poesia do programa
puxa Palavras, Fizemos a leitura de várias quadrinhas populares e atividade
escrita de completar com as rimas que faltam. Mostrei os diversos tipos de
rimas externas e internas. Fizemos o
Jogo Arquipélago Poético do material da Olimpíada na lousa digital. A seguir os
alunos criaram suas próprias quadrinhas.
Continuando o
trabalho com Rimas, Trabalhei com as crianças o Poema Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. Ressaltei as rimas internas e a simplicidade e criatividade do poema, pintamos
as rimas e fizemos a interpretação oral questionando as crianças sobre a
mensagem que o autor quer passar. Propus aos alunos que listassem dez coisas
que os fazem felizes. E após procurassem criar rima para as palavras
encontradas, produzindo um texto
poético.
Fonte: Professora Célia Cavalheiro
************************
Alguns Poemas produzidos pelas crianças do 5º Ano:
Poema dez coisas que eu gosto...
Fonte: Professora Célia Cavalheiro
************************
*********************
Primeiro enseio do poema "O lugar onde vivo":
Veja uma pequena mostra deste lindo trabalho:
*********************************************
3º Momento
Esta semana estamos trabalhando a 6ª e a 7ª Oficina de
Poemas Figuras de linguagem. Assistimos o vídeo do Programa Puxa Palavras sobre
Figuras de linguagem e também como estes recursos se apresentam em músicas.
Lemos os poemas e ouvimos o áudio dos Poemas Livros e
flores de Machado de Assis e revemos alguns poemas já lidos e que apresentam
estes recursos.
A seguir fizemos algumas atividades na lousa interativa
como caça-palavras, jogos para identificar metáfora, ironia, comparação,
hipérbole e onomatopéias em frases e trechos de poemas.
Lemos o trecho do
poema Definições poéticas de Mario Quintana e debatemos que o autor coloca
outras definições de sentido figurado o e não as de sentido próprio.
A seguir propus aos alunos a criação pelos alunos de
Definições poéticas para palavras escolhidas ( objeto, animais, lugares,
sentimentos, pessoas ).
Fonte: Professora Célia
*************************
4° momento
Após trabalhar as oficinas
pesquisamos algumas frases populares que costumamos empregar no dia a dia.
Exemplo:
Dar murro em ponta de faca.
Nosso
relacionamento é um mar de rosas.
Seu
mau humor é como chuva de verão.
Propus as crianças fazer
comparações sobre coisas que existem em nossa cidade relacionando-as com
adjetivos.
Ex. Gruta antiga. O que é antigo que podemos comparar? E elas
realizaram algumas comparações.
Em seguida as crianças
listaram varias coisas que existem em nossa cidade e criaram metáforas sobre
elas.
OUTRAS METÁFORAS CRIADAS PELOS ALUNOS:
Família chuva de novidades.
Olhar é uma estrela.
Livro é um mistério nunca sabemos o que tem dentro dele.
Mar é uma onda de diversão.
O segredo vive na cidade da morte.
Cabeleireiro é o segredo da beleza.
Pessoas amigas para sempre.
Pessoas são anjos.
Pessoas choram, quarenta mil rios de lágrimas.
Eu deixo o mal ir para o fundo do mar.
Quando abro a torneira sinto que estou em um lago.
Eu tenho um segredo que nem os anjos alcançam.
O sol é um fogo quente.
Você é como sol pisando em terra de fogo.
Morte é a assombração da cidade.
Tristeza vá pro fundo do subterrâneo.
Cidade Mar de carros.
Fonte: Professora Célia
***********************************
5º Momento
1ª
etapa
Trabalhamos
o som e o sentido das palavras. Ouvimos o áudio e lemos os poemas Pássaro livre
e Haicai. Comentei com eles o que é um Haicai e mostrei na lousa alguns
exemplos. A seguir coloquei os poemas na
lousa digital e com o marca texto fui chamando a atenção para as rimas, repetição de palavras
e para aliteração que ocorre nos poemas
( repetição de mesma consoantes):
Ex: A
vida é bela
A vida é boa.
Voa
pássaro, voa
Comentei
também sobre as rimas externas e internas presentes no poema Haicai.
Ex: Um gosto de amora
comida com sol. A vida
chama-se
“Agora”.
Como estamos próximo ao dia das mães propus as
crianças uma atividade, Escolhemos algumas frases da música Esperando na janela
e pedi que criassem outras estrofes para a mesma explorando os recursos que
aprendemos até o momento.
2ª
etapa
Mostrei as crianças Vários trava-línguas
conhecidos e expliquei que este tipo de texto brinca com os sons das palavras.
Lemos e ouvimos o áudio do material da Olimpíada Trava Trovas e a seguir pedi
que eles escolhessem aqueles que mais gostaram e lessem em voz alta para os
colegas. Em seguida assistimos o vídeo do grupo Tiquequê um musical sobre o
trava língua. http://www.youtube.com/watch?v=TM7U9L-4fVA
Criei
juntamente com as crianças alguns trava línguas sobre a mamãe aproveitando a
data comemorativa.
Ex.
Mamãe mima a menina com mimos.
O brinco branco brilhante da mamãe
quebrou.
A
seguir cada aluno criou seu próprio trava língua sobre a mamãe.
Fonte: Professora Célia
*********************************
Depois de formada a Comissão de Julgamento Escolar, formada por uma professora de Língua Portuguesa, uma professora de Artes e uma Escritora o texto do aluno Guilherme Harycyk de Lima foi escolhido para representar a escola na etapa municipal.
Confira o texto dele:
Cidade Amada
O
circuito italiano,
O
universo em um lugar.
Quando
chegamos perto
Já agrada nosso
olhar.
A
gruta de Bacaetava,
Acham
que é de terror.
Uma
Igreja gigante
Que ilumina Nosso
Senhor.
Colombo
sempre foi
Uma
cidade de lindeza.
Em
qualquer outro lugar
Não
terá tanta beleza.
A
cidade é muito amada
Por
todos os moradores.
Parques
e praças de muitos amores
Iluminados
de cores.
Eu
conheço um restaurante,
Ele
é tradicional.
Tem
comida de primeira
E cardápio especial.
Tudo
que eu disse,
É
uma grande verdade.
Para a
gente como sempre
É
uma grande liberdade!
*************************************
Com grande alegria recebemos o comunicado de que o texto do aluno Guilherme foi o selecionado na etapa municipal e representará o município de Colombo na etapa Estadual!
Parabéns Guilherme! Parabéns Professora Célia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário